MATEMÁTICA
Números e Operações
- Conhecer o sistema de numeração, de posição e o modo como este se relaciona com os algoritmos das operações;
- Discutir com os outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas;
- Analisar erros cometidos na resolução de problemas e ensaiar estratégias alternativas;
- Recolher e organizar dados relativos a uma situação problemática;
- Ler e interpretar tabelas e gráficos;
- Procurar padrões e regularidades;
- Reconhecer números inteiros e decimais e diferentes formas de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas, em especial quando estas facilitam a realização de cálculos;
- Efectuar cálculos mentalmente com os algoritmos de papel e lápis ou com a calculadora, bem como decifrar qual dos métodos é apropriado à situação;
- Reconhecer as operações que são necessárias e explicar os métodos e os raciocínios usados;
- Estabelecer relações de ordem entre os números e utilizar a respectiva simbologia;
- Estimar valores aproximados de resultados de operações e decidir sobre a razoabilidade de resultados obtidos por qualquer processo de cálculo ou por estimação;
- Raciocinar matematicamente, isto é, explorar situações problemáticas, fazer e testar conjecturas e pensar de maneira lógica;
- Procurar e explorar padrões numéricos em situações matemáticas e ter gosto por investigar relações numéricas, nomeadamente, em problemas que envolvam divisores e múltiplos de números que implicam processos de contagem.
Forma e Espaço
- Reconhecer e utilizar ideias geométricas e adquirir sensibilidade para apreciar a geometria no mundo real;
- Reconhecer formas geométricas simples, bem como a aptidão para descrever figuras geométricas;
- Realizar construções geométricas simples e identificar propriedades de figuras geométricas, completar e inventar padrões;
- Procurar e explorar padrões geométricos;
- Compreender o conceito de comprimento, de perímetro e de área e utilizar o conhecimento desses conceitos na resolução e formulação de problemas;
- Compreender o processo de medição e aptidão para fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados, bem como compreender o sistema internacional de unidades;
- Fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados, bem como compreender o sistema internacional de unidades;
- Utilizar com correcção e compreensão instrumentos adequados ao traçado de linhas curvas e de linhas rectas.
Grandezas e Medidas
- Compreender o processo de medição e ter aptidão para efectuar medições e estimativas;
- Compreender os conceitos de comprimento, perímetro, área e volume e utilizar o conhecimento desses conceitos na resolução e formulação de problemas;
- Fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados, bem como compreender o sistema internacional de unidades;
- Utilizar instrumentos apropriados da vida corrente relacionados com o tempo (relógio, calendário e horários).
0 comentários:
Enviar um comentário