Stop Motion - Educação pela Arte

COMENTE!!!

Gostaríamos muito de receber comentários daqueles que vêem e seguem o nosso blog!! Para isso, basta clicar no fim de cada mensagem onde diz "comentários". Depois é só escrever no rectângulo e publicar. Se quiserem onde diz "nome e url" podem colocar o vosso nome ou então em "anónimo".

Aceitem o desafio!!

Ficamos a espera por receber brevemente notícias vossas :)

Os alunos da EB1 de Fontelo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Competências 4º ano - Matemática

MATEMÁTICA

Números e Operações

- Conhecer o sistema de numeração, de posição e o modo como este se relaciona com os algoritmos das operações;


- Discutir com os outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas;

- Analisar erros cometidos na resolução de problemas e ensaiar estratégias alternativas;

- Recolher e organizar dados relativos a uma situação problemática;

- Ler e interpretar tabelas e gráficos;

- Procurar padrões e regularidades;

- Reconhecer números inteiros e decimais e diferentes formas de os representar e relacionar, bem como a aptidão para usar as propriedades das operações em situações concretas, em especial quando estas facilitam a realização de cálculos;

- Efectuar cálculos mentalmente com os algoritmos de papel e lápis ou com a calculadora, bem como decifrar qual dos métodos é apropriado à situação;

- Reconhecer as operações que são necessárias e explicar os métodos e os raciocínios usados;

- Estabelecer relações de ordem entre os números e utilizar a respectiva simbologia;

- Estimar valores aproximados de resultados de operações e decidir sobre a razoabilidade de resultados obtidos por qualquer processo de cálculo ou por estimação;

- Raciocinar matematicamente, isto é, explorar situações problemáticas, fazer e testar conjecturas e pensar de maneira lógica;

- Procurar e explorar padrões numéricos em situações matemáticas e ter gosto por investigar relações numéricas, nomeadamente, em problemas que envolvam divisores e múltiplos de números que implicam processos de contagem.

Forma e Espaço
 
- Reconhecer e utilizar ideias geométricas e adquirir sensibilidade para apreciar a geometria no mundo real;


- Reconhecer formas geométricas simples, bem como a aptidão para descrever figuras geométricas;

- Realizar construções geométricas simples e identificar propriedades de figuras geométricas, completar e inventar padrões;

- Procurar e explorar padrões geométricos;

- Compreender o conceito de comprimento, de perímetro e de área e utilizar o conhecimento desses conceitos na resolução e formulação de problemas;

- Compreender o processo de medição e aptidão para fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados, bem como compreender o sistema internacional de unidades;

- Fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados, bem como compreender o sistema internacional de unidades;

- Utilizar com correcção e compreensão instrumentos adequados ao traçado de linhas curvas e de linhas rectas.

Grandezas e Medidas
 
- Compreender o processo de medição e ter aptidão para efectuar medições e estimativas;


- Compreender os conceitos de comprimento, perímetro, área e volume e utilizar o conhecimento desses conceitos na resolução e formulação de problemas;

- Fazer medições e estimativas em situações diversas do quotidiano utilizando instrumentos apropriados, bem como compreender o sistema internacional de unidades;

- Utilizar instrumentos apropriados da vida corrente relacionados com o tempo (relógio, calendário e horários).

0 comentários: