Stop Motion - Educação pela Arte

COMENTE!!!

Gostaríamos muito de receber comentários daqueles que vêem e seguem o nosso blog!! Para isso, basta clicar no fim de cada mensagem onde diz "comentários". Depois é só escrever no rectângulo e publicar. Se quiserem onde diz "nome e url" podem colocar o vosso nome ou então em "anónimo".

Aceitem o desafio!!

Ficamos a espera por receber brevemente notícias vossas :)

Os alunos da EB1 de Fontelo

sexta-feira, 23 de Outubro de 2009

Competências 4º ano - Língua Portuguesa

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão Oral

- Extrair e reter informação essencial de discursos em diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão.
Expressão Oral

- Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza em conversas, diálogos, debates e apresentações;


- Relatar acontecimentos vividos/experiências;

- Contar histórias a partir de imagens;

- Resumir, recriar, completar ou imaginar histórias;

- Recontar textos;

- Intervir e respeitar as regras de intervenção no momento próprio;

- Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral;

- Interpretar enunciados, avisos e instruções;

- Reter informações a partir de um enunciado oral;

- Responder a questionários;

- Dramatizar cenas do quotidiano e textos;

- Transpor enunciados orais para outras formas de expressão;

- Variar a entoação de frases, dizendo-as com intencionalidade diferente;

- Recolher e seleccionar produções do património oral (contos, lendas, cantares, quadras populares…);

- Experimentar variações expressivas da língua oral.

Expressão Escrita

- Decifrar de forma automática cadeias grafemáticas, para localizar informação em material escrito e para apreender o significado global de um texto curto;


- Conhecer estratégias básicas para decifração automática de cadeias grafemáticas e para a extracção de informação de material escrito;

- Produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos;

- Conhecer técnicas básicas de organização textual


Leitura
- Capacidade de desenvolver a leitura;



- Praticar a leitura por prazer;


- Praticar a leitura dialogada;


- Ler com compreensão, entoação, correcção, clareza e pausas adequadas;


- Ler e interpretar textos em prosa e em verso;


- Localizar a acção no tempo e no espaço;


- Identificar as personagens de um texto;


- Imaginar a continuação da história de um texto;


- Capacidade para decifrar e localizar informação em textos escritos.

Conhecimento Explícito da Língua


- Descobrir aspectos fundamentais da estrutura e do funcionamento da Língua a partir de situações de uso;



- Distinguir diferentes tipos de texto;


- Distinguir os elementos fundamentais da frase;


- Distinguir as formas afirmativa e negativa de frases;


- Estabelecer relações de sinonímia e antonímia entre as palavras;


- Organizar famílias de palavras;


- Usar sinais de pontuação;


- Identificar e distinguir nomes próprios, comuns e colectivos;


- Identificar o género, o número e o grau dos nomes;


- Identificar adjectivos;


- Identificar numerais e ordinais;


- Ser capaz de substituir nomes pelos pronomes pessoais correspondentes;


- Identificar verbos;


- Conjugar verbos nos tempos simples (passado, presente e futuro);


- Saber aplicar a translineação de palavras;


- Distinguir sílaba tónica e sílaba átona;


- Exercitar o uso de sinais gráficos de acentuação.




0 comentários: