LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão Oral
- Extrair e reter informação essencial de discursos em diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão.
Expressão Oral
- Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza em conversas, diálogos, debates e apresentações;
- Relatar acontecimentos vividos/experiências;
- Contar histórias a partir de imagens;
- Resumir, recriar, completar ou imaginar histórias;
- Recontar textos;
- Intervir e respeitar as regras de intervenção no momento próprio;
- Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral;
- Interpretar enunciados, avisos e instruções;
- Reter informações a partir de um enunciado oral;
- Responder a questionários;
- Dramatizar cenas do quotidiano e textos;
- Transpor enunciados orais para outras formas de expressão;
- Variar a entoação de frases, dizendo-as com intencionalidade diferente;
- Recolher e seleccionar produções do património oral (contos, lendas, cantares, quadras populares…);
- Experimentar variações expressivas da língua oral.
Expressão Escrita
- Decifrar de forma automática cadeias grafemáticas, para localizar informação em material escrito e para apreender o significado global de um texto curto;
- Conhecer estratégias básicas para decifração automática de cadeias grafemáticas e para a extracção de informação de material escrito;
- Produzir textos escritos com diferentes objectivos comunicativos;
- Conhecer técnicas básicas de organização textual
Leitura
- Capacidade de desenvolver a leitura;
- Praticar a leitura por prazer;
- Praticar a leitura dialogada;
- Ler com compreensão, entoação, correcção, clareza e pausas adequadas;
- Ler e interpretar textos em prosa e em verso;
- Localizar a acção no tempo e no espaço;
- Identificar as personagens de um texto;
- Imaginar a continuação da história de um texto;
- Capacidade para decifrar e localizar informação em textos escritos.
- Descobrir aspectos fundamentais da estrutura e do funcionamento da Língua a partir de situações de uso;
- Distinguir diferentes tipos de texto;
- Distinguir os elementos fundamentais da frase;
- Distinguir as formas afirmativa e negativa de frases;
- Estabelecer relações de sinonímia e antonímia entre as palavras;
- Organizar famílias de palavras;
- Usar sinais de pontuação;
- Identificar e distinguir nomes próprios, comuns e colectivos;
- Identificar o género, o número e o grau dos nomes;
- Identificar adjectivos;
- Identificar numerais e ordinais;
- Ser capaz de substituir nomes pelos pronomes pessoais correspondentes;
- Identificar verbos;
- Conjugar verbos nos tempos simples (passado, presente e futuro);
- Saber aplicar a translineação de palavras;
- Distinguir sílaba tónica e sílaba átona;
- Exercitar o uso de sinais gráficos de acentuação.
- Capacidade de desenvolver a leitura;
- Praticar a leitura por prazer;
- Praticar a leitura dialogada;
- Ler com compreensão, entoação, correcção, clareza e pausas adequadas;
- Ler e interpretar textos em prosa e em verso;
- Localizar a acção no tempo e no espaço;
- Identificar as personagens de um texto;
- Imaginar a continuação da história de um texto;
- Capacidade para decifrar e localizar informação em textos escritos.
Conhecimento Explícito da Língua
- Distinguir diferentes tipos de texto;
- Distinguir os elementos fundamentais da frase;
- Distinguir as formas afirmativa e negativa de frases;
- Estabelecer relações de sinonímia e antonímia entre as palavras;
- Organizar famílias de palavras;
- Usar sinais de pontuação;
- Identificar e distinguir nomes próprios, comuns e colectivos;
- Identificar o género, o número e o grau dos nomes;
- Identificar adjectivos;
- Identificar numerais e ordinais;
- Ser capaz de substituir nomes pelos pronomes pessoais correspondentes;
- Identificar verbos;
- Conjugar verbos nos tempos simples (passado, presente e futuro);
- Saber aplicar a translineação de palavras;
- Distinguir sílaba tónica e sílaba átona;
- Exercitar o uso de sinais gráficos de acentuação.
0 comentários:
Enviar um comentário