MATEMÁTICA
Números e Operações
- Predisposição e aptidão para raciocinar matematicamente, isto é, para explorar as situações problemáticas, procurar regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalizações e pensar de maneira lógica.
- Gosto e confiança pessoal em desenvolver actividades intelectuais que envolvam raciocínio matemático e a concepção de que a validade de uma afirmação está relacionada com a consistência da argumentação lógica e não com alguma autoridade exterior.
- Aptidão para discutir com outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas através do uso de uma linguagem escrita e oral não ambígua e adequada à situação.
- Predisposição para procurar entender a estrutura de um problema e a capacidade de desenvolver processos de resolução, assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar estratégias alternativas.
- Compreender o sistema de numeração, de posição e do modo como este se relaciona com os algoritmos das quatro operações.
Forma e Espaço
- Reconhecer formas geométricas simples, bem como a aptidão para descrever figuras geométricas e para completar e inventar padrões.
- Aptidão para realizar construções geométricas simples, assim como para identificar propriedades das figuras geométricas.
Grandezas e Medidas
- Reconhecer a necessidade de escolha de uma unidade para efectuar medições.
- Descobrir a área de superfícies.
- Comparar volumes de objectos por empilhamento de objectos de igual volume.
- Utilizar a balança para comparar massas.
- Utilizar instrumentos de medição.
- Conhecer notas e moedas em uso.
- Estabelecer relações entre factos e acções que envolvam noções temporais.
- Relacionar hora/dia/semana/mês/ano.
- Reconhecer o carácter cíclico de alguns fenómenos.
- Registar e comparar a duração de algumas actividades.
0 comentários:
Enviar um comentário