LÍNGUA PORTUGUESA
Compreensão oral
- Relatar acontecimentos vividos ou imaginados, desejos…
- Descrever desenhos, pinturas, fotografias…
- Contar histórias.
- Prestar atenção a diferentes tipos de discurso.
- Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.
- Extrair e reter a informação essencial do discurso.
- Dominar o vocabulário e as estruturas gramaticais básicas da Língua Portuguesa.
- Criar o gosto pela recolha de produção do património literário oral.
- Regular a participação nas diferentes situações comunicativas (aguardar a vez de falar, ouvir e respeitar a fala dos outros).
Expressão Oral
- Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza.
- Exprimir-se por iniciativa própria.
- Dominar o vocabulário e as estruturas sintácticas básicas.
- Exprimir-se de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo.
- Responder a questionários.
- Reconhecer elementos sonoros comuns e diferentes em rimas, lengalengas e trava-línguas.
- Controlar a voz ao nível da articulação, da velocidade de elocução e da curva melódica.
- Desempenhar de forma cooperativa o papel de locutor e interlocutor.
- Estruturar discursos de complexidade crescente.
Leitura
- Decifrar de forma automática mecanismos básicos de extracção de significado de material escrito.
- Ler com progressiva autonomia pequenos textos.
- Usar o conhecimento da língua como instrumento da aprendizagem da leitura.
Expressão Escrita
- Desenvolver o gosto pela escrita.
- Desenvolver as competências da escrita.
- Dominar as técnicas da escrita.
- Produzir frases com diferentes objectivos comunicativos.
- Dominar as técnicas básicas de construção/organização textual (ortografia, concordância e variação em género e número, pontuação).
- Utilizar técnicas simples de recolha e organização da informação.
- Usar o conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem da escrita.
Conhecimento explícito da Língua
- Descobrir aspectos fundamentais da estrutura da língua a partir de situações de uso.
- Identificar diferentes sons da língua.
- Estabelecer relações entre sons e letras.
- Estabelecer relações de significado entre as palavras.
- Nomear, por ordem, as letras do alfabeto.
- Decompor palavras em sílabas.
- Organizar famílias de palavras..
- Identificar o género e o número de palavras.
- Distinguir, em frases simples, os elementos estruturantes fundamentais.
- Comparar onomatopeias com sons que imitam ou sugerem.
- Inventar onomatopeias.
- Exercitar o uso de sinais de pontuação e auxiliares.
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