Stop Motion - Educação pela Arte

COMENTE!!!

Gostaríamos muito de receber comentários daqueles que vêem e seguem o nosso blog!! Para isso, basta clicar no fim de cada mensagem onde diz "comentários". Depois é só escrever no rectângulo e publicar. Se quiserem onde diz "nome e url" podem colocar o vosso nome ou então em "anónimo".

Aceitem o desafio!!

Ficamos a espera por receber brevemente notícias vossas :)

Os alunos da EB1 de Fontelo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Competências 1º ano - Língua Portuguesa

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão oral


- Relatar acontecimentos vividos ou imaginados, desejos…



- Descrever desenhos, pinturas, fotografias…


- Contar histórias.


- Prestar atenção a diferentes tipos de discurso.


- Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral.


- Extrair e reter a informação essencial do discurso.


- Dominar o vocabulário e as estruturas gramaticais básicas da Língua Portuguesa.


- Criar o gosto pela recolha de produção do património literário oral.


- Regular a participação nas diferentes situações comunicativas (aguardar a vez de falar, ouvir e respeitar a fala dos outros).


Expressão Oral
 
 
- Comunicar oralmente, com progressiva autonomia e clareza.



- Exprimir-se por iniciativa própria.


- Dominar o vocabulário e as estruturas sintácticas básicas.


- Exprimir-se de forma confiante, clara e audível, com adequação ao contexto e ao objectivo comunicativo.


- Responder a questionários.


- Reconhecer elementos sonoros comuns e diferentes em rimas, lengalengas e trava-línguas.


- Controlar a voz ao nível da articulação, da velocidade de elocução e da curva melódica.


- Desempenhar de forma cooperativa o papel de locutor e interlocutor.


- Estruturar discursos de complexidade crescente.


Leitura

- Desenvolver o gosto pela leitura.



- Decifrar de forma automática mecanismos básicos de extracção de significado de material escrito.


- Ler com progressiva autonomia pequenos textos.


- Usar o conhecimento da língua como instrumento da aprendizagem da leitura.


Expressão Escrita

- Desenvolver o gosto pela escrita.



- Desenvolver as competências da escrita.


- Dominar as técnicas da escrita.


- Produzir frases com diferentes objectivos comunicativos.


- Dominar as técnicas básicas de construção/organização textual (ortografia, concordância e variação em género e número, pontuação).


- Utilizar técnicas simples de recolha e organização da informação.


- Usar o conhecimento da língua como instrumento na aprendizagem da escrita.


Conhecimento explícito da Língua

- Descobrir aspectos fundamentais da estrutura da língua a partir de situações de uso.



- Identificar diferentes sons da língua.


- Estabelecer relações entre sons e letras.


- Estabelecer relações de significado entre as palavras.


- Nomear, por ordem, as letras do alfabeto.


- Decompor palavras em sílabas.


- Organizar famílias de palavras..


- Identificar o género e o número de palavras.


- Distinguir, em frases simples, os elementos estruturantes fundamentais.


- Comparar onomatopeias com sons que imitam ou sugerem.


- Inventar onomatopeias.


- Exercitar o uso de sinais de pontuação e auxiliares.

0 comentários: