Stop Motion - Educação pela Arte

COMENTE!!!

Gostaríamos muito de receber comentários daqueles que vêem e seguem o nosso blog!! Para isso, basta clicar no fim de cada mensagem onde diz "comentários". Depois é só escrever no rectângulo e publicar. Se quiserem onde diz "nome e url" podem colocar o vosso nome ou então em "anónimo".

Aceitem o desafio!!

Ficamos a espera por receber brevemente notícias vossas :)

Os alunos da EB1 de Fontelo

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Competências 3º ano - Língua Portuguesa

LÍNGUA PORTUGUESA

Compreensão Oral

- Extrair e reter informação essencial de discursos em diferentes variedades do Português, incluindo o Português padrão.

Expressão Oral

- Comunicar oralmente com progressiva autonomia e clareza;




- Exprimir-se por iniciativa própria em conversas e diálogos;



- Formular ou inventar recados;



- Relatar acontecimentos vividos/experiências;



- Contar histórias a partir de imagens;



- Recontar textos;



- Intervir e respeitar as regras de intervenção no momento próprio;



- Desenvolver a capacidade de retenção da informação oral;



- Interpretar enunciados, avisos e instruções;



- Reter informações a partir de um enunciado oral;



- Responder a questionários;



- Dramatizar cenas do quotidiano e textos;



- Transpor enunciados orais para outras formas de expressão;



- Variar a entoação de frases, dizendo-as com intencionalidade diferente;



- Participar em jogos de reprodução da leitura oral.


Expressão Escrita
 
- Desenvolver o gosto pela escrita por iniciativa própria e através de textos de criação e tema livres;



- Escrever individualmente ou em grupo histórias, completar histórias, bandas desenhadas e jogos de palavras;


- Organizar textos conforme o tema e a forma (prosa e poesia);


- Resumir e aperfeiçoar textos;


- Pesquisar sobre um tema;


- Treinar a consulta de dicionários, enciclopédias infantis…



Leitura
 
- Desenvolver o gosto pela leitura;




- Praticar a leitura por prazer;



- Praticar a leitura dialogada;



- Ler com compreensão, entoação, correcção, clareza e pausas adequadas;



- Ler e interpretar textos em prosa e em verso;



- Fazer leitura a partir de pictogramas;



- Estabelecer relações de sinonímia e antonímia para aprofundar a compreensão de um texto;



- Localizar a acção no tempo e no espaço;



- Identificar as personagens de um texto;



- Imaginar a continuação da história de um texto.

Conhecimento Explícito da Língua


- Descobrir aspectos fundamentais da estrutura e do funcionamento da Língua a partir de situações de uso;



- Distinguir diferentes tipos de texto;


- Distinguir os elementos fundamentais da frase;


- Distinguir as formas afirmativa e negativa de frases;


- Estabelecer relações de sinonímia e antonímia entre as palavras;


- Organizar famílias de palavras;


- Usar sinais de pontuação;


- Identificar e distinguir nomes próprios, comuns e colectivos;


- Identificar o género, o número e o grau dos nomes;


- Identificar adjectivos;


- Identificar numerais e ordinais;


- Ser capaz de substituir nomes pelos pronomes pessoais correspondentes;


- Identificar verbos;


- Conjugar verbos nos tempos simples (passado, presente e futuro);


- Saber aplicar a translineação de palavras;


- Distinguir sílaba tónica e sílaba átona;


- Exercitar o uso de sinais gráficos de acentuação.


0 comentários: